quarta-feira, 23 de março de 2011

LAS ISLAS CANARIAS: Las afortunadas

Las islas paradisiacas de sol y playas de fina arena, que gozan de una temperatura primaveral durante todo el año son un archipiélago de 7 islas (Gran Canaria, Fuerteventura, Lanzarote, Tenerife, La Palma, La GomeraEl Hierro) y unos cuantos islotes (Alegranza, Graciosa, Montaña Clara, Roque del Este, Roque del Oeste y Lobos). Cada isla es diametralmente diversa a las otras y sus paisajes evocan rincones de todas las regiones del planeta. y el


Las Islas Afortunadas, los Campos Eliseos, el Jardín de las Hespérides .... fueron las primeras denominaciones que se encuentran en los escritos griegos y romanos sobre las Canarias. Se trataba de un archipiélago de origen volcánico habitado por los guanches, raza muy alta, de piel clara, que vivían en los acantilados, en grutas o en pequeños poblados con casas de planta circular. En 1496 se incorporan a la corona de Castilla, tras una serie de luchas en que destacó el valor y la nobleza guanche. Pocos años más tarde, las naves de Colón harían escala en Gran Canaria y en La Gomera antes de partir al Nuevo Mundo.



Ilhas Canárias

A cozinha de sal é baseada na simplicidade de ingredientes como milho, banana, tomate e batata. Os doces são de mel e amêndoas


O arquipélago das Canárias, de origem vulcânica, é formado por sete ilhas, mais algumas ilhotas. É um verdadeiro paraíso turístico animadíssimo pelo clima tropical. Esse território autônomo da Espanha fica perto do continente africano.
A cozinha das Canárias é baseada na simplicidade dos ingredientes dos povos nativos, os guanche, com os produtos que vieram de outros continentes como o milho, a banana, o tomate e a batata, da qual se preparam papas arrugadas. Essencial na cozinha canária, o gofio é um fubá de milho guanche, do qual se faz mingau, pão e ainda engrossa guisados.
O mar oferece uma imensa variedade de peixes coloridos, como a vieja, roxa e amarela, servidos com inúmeros mojos (molhos). Com relação às carnes, destaca-se o conejo en salmorejo, cozido de coelho. A doceria local é feita à base de mel e amêndoas moídas, as conhecidas bienmesabes. Existem muitas variedades de frutas, como mamão papaia, manga, abacate, mas a mais representativa é a banana. Também se destaca os licores de aguardente, como o de banana e ainda o ron-miel (rum mel).

Guia da Gran Canaria

A paradisíaca ilha de Gran Canaria situa-se no oceano Atlântico, a cerca de 210 km da costa africana. É a terceira maior ilha do arquipélago das Canárias e as ilhas vizinhas mais próximas são Fuerteventura e Tenerife. A sua capital, Las Palmas, situa-se no nordeste da ilha.

A Gran Canaria é uma ilha de contrastes, com uma população muito diversa que mantém vivas as tradições locais e se orgulha de bem acolher os turistas. Oferecendo um rico património cultural, grandes areais e um clima soalheiro, é um excelente destino de férias durante todo o ano. A qualquer momento que precise de uma pausa, os encantos de Gran Canaria aguardam por si!

Os viajantes mais exigentes encontram tudo o que desejam neste destino de férias perfeito, e o seu clima variado com áreas mais frescas no norte e quentes a sul, ambas associadas uma fauna e flora riquíssimas, fez com que fosse designado “Continente em Miniatura”. Em que outro lugar poderá encontrar tão grandes dunas de areia dominadas por montes verdejantes a curta distância de alguns dos melhores hotéis, discotecas, bares e cafés da Europa?

A Gran Canaria tem muito a oferecer aos turistas. O sul é a região mais popular, com atracções como Puerto de Mogán (uma pitoresca aldeia também conhecida como “Pequena Veneza”), Puerto Rico, Maspalomas, Meloneras, San Agustín, ou a famosa Playa del Inglés. Contudo, não deixe de visitar as costas norte e oeste bem como o interior da ilha, onde poderá apreciar paisagens espectaculares.

Beneficiando de um clima quente durante todo o ano, a Gran Canaria oferece-lhe uma grande diversidade de opções e tudo o que necessita para relaxar, divertir-se e desfrutar do soberbo ambiente. Assim que desembarcar do avião irá confirmar que não poderia ter feito escolha mais acertada – e com tão grande oferta de pacotes turísticos, hotéis e voos para a ilha, nunca foi tão fácil passar umas férias inesquecíveis em Gran Canaria!

Ingredientes e produtos das Ilhas Canárias



Banana das canárias: pequena, é usada na preparação de bolos e tortas. Serve de acompanhamento para o arroz e para o molho de carne.

Gofio: base da alimetação popular, gofio é um fubá de milho que pode ser amassado com água ou leite até formar uma bola. É parte da herança do povo nativo guanche.

Mel de palma: um tipo de xarope extraído da seiva das palmeiras locais, muito usado na elaboração das sobremesas. Acompanha o queijo gomero e com ele também são feitos coquetéis.
Queijo Gomero: queijo fresco artesanal obtido do leite de cabra misturado com leite de ovelha.

Rum: destilado de cana, branco ou escuro. O run-miel é feito com mel de abelhas, sendo que o mais tradicional é o produzido pela destilaria Cocal, desde 1948. Seu sabor adocicado combina com uma rodela de limão e muito gelo.
 
Vinhos: as Ilhas Canárias possuem várias Denominações de Origem (DO): Tacoronte-Acentejo em Tenerife, Abona, El Hierro, La Palma, Lanzarote, Valle de Güímar, Valle de La Orotava e Ycoden-Daute-Isora. Os vinhos são feitos a partir das cepas listán negro, negramoll e malvasia.

Pratos típicos das Ilhas Canárias


Bienmesabe (bien-me-sabe): creme doce à base de amêndoas, mel, ovos, canela e limão. Pode acompanhar sorvetes ou ser coberto por suspiro.
Conejo al salmonejo: cozido de coelho com tomate, servido com papas arrugadas.

Escaldon: espécie de papa espessa, que serve de acompanhamento dos pratos, feito de leite fervido com farinha de gofio e caldo de peixe, toucinho, batatas, alho e pimenta.

Frangollo: sobremesa típica das Canárias feita com leite, farinha de milho, limão, ovos, açúcar, manteiga, passas, amêndoas e canela.

Mojos canários: há muitas variedades de molhos nas Ilhas Canárias, que acompanham principalmente os pratos de peixe. O picón é feito com pimentão, vinagre, azeite de oliva, alho, cominho, sal e pimenta. Já o mojo verde é preparado à base de salsinha e coentro, com um sabor mais suave. Tem ainda o cilantro (de coentro); o mojo de ajo (alho); o de azafrán (açafrão), ideal para acompanhar pescados e o mojo de queso e muitos outros.
Papas arrugadas: acompanhamento de muitos pratos das Canárias. É um preparado de batatas cozidas com a casca e muito sal.

Puchero canário: cozido de batatas, grão-de-bico, chouriço e ingredientes típicos das ilhas, como abóbora e inhame, temperados com açafrão.

Sancocho: peixe escaldado servido com batata doce ou inglesa.

Futebol

Exemplos de time de futebol :

Pájara Playas
              
Unión Deportiva Pájara Playas de Jandía é um time de futebol da cidade de Pájara, prócima a Las Palmas, no arquipélago das Canárias. Disputa a Segunda División doCampeonato Espanhol de Futebol, no Grupo 12.
Manda seus jogos no Estadio Benito Alonso, em Pájara, com capacidade para 3.000 lugares.



Orientación Maritima

        


Club Deportivo Orientación Marítima é um time de futebol da cidade de Arrecife, na ilha deLanzarote, no arquipélago das Canárias. Disputa a Segunda División do Campeonato Espanhol de Futebol, pelo Grupo 12.
Manda seus jogos na Ciudad Deportiva de Lanzarote, em Arrecife, com capacidade para 7.000 torcedores. Mantém uma rivalidade com o Lanzarote, com quem compartilha o estádio.

UD lazarote

         
Unión Deportiva Lanzarote é uma equipe de futebol espanhola com sede em Arrecife , na Comunidade Autónoma de Canárias . Fundada em 1970, a TI desempenha na Tercera División - Grupo 12 .
Home Lanzarote joga seus jogos na Ciudad Deportiva (esportes da cidade), a-estádio para 7000 que é compartilhada com CD Orientación Marítima .

Universidade de las Palmas
      
Universidade de Las Palmas de Gran Canaria , também conhecido como o ULPGC (espanhola Universidad de Las Palmas de Gran Canária) é uma espanhola universitário localizado em Las Palmas de Gran Canaria , a cidade capital da Gran Canaria ilha.