quarta-feira, 23 de março de 2011

Ilhas Canárias

A cozinha de sal é baseada na simplicidade de ingredientes como milho, banana, tomate e batata. Os doces são de mel e amêndoas


O arquipélago das Canárias, de origem vulcânica, é formado por sete ilhas, mais algumas ilhotas. É um verdadeiro paraíso turístico animadíssimo pelo clima tropical. Esse território autônomo da Espanha fica perto do continente africano.
A cozinha das Canárias é baseada na simplicidade dos ingredientes dos povos nativos, os guanche, com os produtos que vieram de outros continentes como o milho, a banana, o tomate e a batata, da qual se preparam papas arrugadas. Essencial na cozinha canária, o gofio é um fubá de milho guanche, do qual se faz mingau, pão e ainda engrossa guisados.
O mar oferece uma imensa variedade de peixes coloridos, como a vieja, roxa e amarela, servidos com inúmeros mojos (molhos). Com relação às carnes, destaca-se o conejo en salmorejo, cozido de coelho. A doceria local é feita à base de mel e amêndoas moídas, as conhecidas bienmesabes. Existem muitas variedades de frutas, como mamão papaia, manga, abacate, mas a mais representativa é a banana. Também se destaca os licores de aguardente, como o de banana e ainda o ron-miel (rum mel).

Nenhum comentário:

Postar um comentário